Postagens mais visitadas

sexta-feira, 6 de abril de 2018

CURIMATÁ


A Curimatá  pode atingir, em uma ano de cultivo, 1 Kg e seu peso final é de 8 Kg. Alcança até 80cm de comprimento.

O peixe de água doce chamado Curimbatá é conhecido popularmente como Curibatá, Curimatá, Curimatã, Curimataú, Curimba, Curumbatá e Crumatá. É um peixe detritívoro (alimenta-se de restos orgânicos), consumindo a vasa do fundo dos rios, como sedimentos orgânicos evegetais.
Reprodução
É uma espécie de desova total (a partir de novembro), que realiza a Piracema. Sua primeira maturação sexual ocorre em indivíduos com cerca de 20cm de comprimento.

Aliás, o seu hábito alimentar de chupar o lodo – é onde ele encontra matéria orgânica essencial para o seu desenvolvimento, composta por sementes, protozoários, insetos, algas e microorganismos – é responsável pela característica da carne, saborosa, mas, às vezes, algo lodosa, como a da carpa. Por isso, assim como outros peixes de mesmo hábito alimentar, é chamado também de “papaterra”.
Sabe-se, porém, que o gosto de barro se dá pela presença de um óleo chamado geosmina produzido por cianobactérias presentes entre os detritos. Daí que sua carne é mais saborosa quando vêm de lagos e rios mais arenosos, sem muito lodo. 
Cortada em tirinhas, empanada e frita, a carne é bem gostosa. 

 OBSERVAÇÃO: 

Hábito alimentar: Único peixe heliógrafo, comendo até fezes dos outros peixes, mantendo a sanidade e a limpeza do lago. Aceita bem ração 32% proteína crescimento.

Nenhum comentário: