Postagens mais visitadas

sexta-feira, 6 de abril de 2018

MATRINXÃ


O Matrinxã (Brycon cephalus) é um peixe de escamas, de água doce, conhecido popularmente como Jatuarana. Sua espécie é distribuída na Bacia Amazônica, encontrado em rios com águas claras e lagos, próximos a pedras e madeira submersos, onde espreitam suas presas. Classificado como omnívoro(QUE SE ALIMENTA DE SUBSTÂNCIAS ANIMAIS E VEGETAIS, QUE COME DE TUDO), alimenta-se de frutos, sementes, flores, insetos e pequenos peixes. Na natureza, Matrinxã realiza longas migrações rio acima para se reproduzir (Piracema).
O Matrinxã pode alcançar 5 kg de peso em pouco tempo
Quando criado em cativeiro, o Matrinxã pode chegar rapidamente aos 80 cm de comprimento e alcançar 5 Kg de peso. Por possuir uma excelente conversão alimentar, em menos de um ano, a espécie atinge 800 gramas e 1,2 kg de peso. Por esse motivo, esse peixe é uma opção rentável na agricultura familiar. Sem falar que alcança alto valor comercial, com boa aceitação no mercado consumidor.
A espécie adapta-se bem a águas correntes, limpas, frias, alcalinas, neutras e até ácidas
O bom manejo do Matrinxã aumenta a produtividade do viveiro e, em pouco tempo, o piscicultor obtém um ótimo faturamento. Isso esse peixe amazônico adapta-se facilmente à criação em cativeiro, principalmente se for criado em águas correntes, limpas, frias, alcalinas, neutras e até ácidas. Além de ser bastante tolerante a áreas de altas densidades.
O Matrinxã é um dos peixes mais apreciados da bacia amazônica. Possui carne firme, levemente rosada e de sabor suave. Na pesca esportiva: Beleza com brilho prateado, de ataques rápidos ao anzol e muita disposição para briga e saltos acrobáticos.

Nenhum comentário: