Postagens mais visitadas

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Carpas Húngara, Colorida, Comum e Koi




Peixe de escamas, existindo também algumas espécies de couro. Possui origem asiática.

Vivem em rios e represas sendo encontradas nas regiões sul e sudeste do Brasil. Existem várias espécies de carpa, como por exemplo: capim, húngara, cabeça grande, comum, chinesa, etc.

Gosta especialmente de zonas pouco profundas com vegetação, árvores, refugiando-se nos fundões nas alturas de frio ou calor mais intenso. Em alguns locais e beneficiando de determinadas situações naturais a carpa consegue atingir cerca de 1 metro de comprimento e com um peso que poderá oscilar entre os 30 e  35 kg., existindo já diversos registros próximos dos 40 kg.
Atinge o estado de adulto por volta dos 4 anos e tem o hábito de se reproduzir em locais de pouca profundidade e com abundante vegetação aquática ou submersa. Desovam na primavera e verão, largando os ovos pegajosos na vegetação. Possui uma longevidade que pode superar os 20 anos, havendo quem considere poder ir muito mais além mas por enquanto sem sustentação científica.

Koi mais  especificamente Nishikigoi ("carpa brocada"), são carpas ornamentais, coloridas ou estampadas, que surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns (carpas cinza) na região de Niigata (no Japão) e que no período de 1804 e 1829 foram multiplicadas pelos piscicultores da região. São símbolos de prosperidade, longevidade e fertilidade. 

Nenhum comentário: